

Músico, Educador e Empreendedor Cultural
Músico de referência no cenário musical nacional, reconhecido pela sua dedicação a diferentes culturas musicais com mais de 100 participações em gravações de estúdio. Graduado em Música e Mestre em Educação, com mais de 17 anos de experiência como educador onde ensinou mais de 3000 alunos, atualmente é professor da Universidade de Passo Fundo, sendo coordenador do Laboratório de Percussão e da Orquestra de Câmara.
Curso Básico
REPIQUE E SURDO
PROMOÇÃO - Apenas
R$ 27,00
O que vou aprender?
Neste curso você vai aprender os três principais cenários de utilização deste instrumento: ritmos Baianos, o repique como “puxador” das escolas de samba e por fim a combinação juntamente com o surdo. No que diz respeito à combinação com o surdo, já é dada uma iniciação ao recurso da independência motora, fundamento este indispensável para a evolução de todo o percussionista.
CONTEÚDO
- RITMOS BAIANOS: as divisões rítmicas do Brasil são umas das maiores riquezas de nossa cultura, nesta seção serão abordados alguns fundamentos técnicos para que as mesmas possuam uma definição sonora e assim as levadas passem a ter um sentido mais musical.
- ESCOLA DE SAMBA: responsável pelas chamadas de toda a bateria, o repique possui papel fundamental entre os ritmistas de escola de samba e sua levada básica é elemento fundamental no samba-enredo.
- SURDO NO SAMBA: no samba toda a pulsação é dada pelo surdo que funciona como o “coração do ritmo”. Nesta seção serão apresentadas levadas como opção para este contexto musical.
- REPIQUE E SURDO – SAMBA-REGGAE: normalmente estes dois instrumentos são executados individualmente, porém aqui serão agrupados visando à capacidade de independência e coordenação motora do percussionista
- REPIQUE E SURDO – AXÉ: da mesma forma que no samba-reggae foi agrupado os dois instrumentos aqui fortalece-se o conceito de independência e o resultado sonoro é bastante interessante.